O Novo Ensino Médio pretende atender às necessidades e às expectativas dos jovens, fortalecendo o protagonismo juvenil na medida em que possibilita aos estudantes escolher as áreas nas quais desejam aprofundar seus conhecimentos.
O currículo do novo Ensino Médio possui nova organização, que contempla a formação geral básica, orientada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a parte flexível, que contempla a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, por meio dos itinerários formativos.
A BNCC é uma referência curricular obrigatória para todas as escolas. É um documento que estabelece as competências, habilidades que todos os estudantes devem desenvolver.
Os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de aprendizagem, que os estudantes poderão escolher. Os itinerários formativos permitem aprofundar os conhecimentos de uma área do conhecimento (Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) ou mesmo nos conhecimentos de duas ou mais áreas.
As redes de ensino e as unidades escolares tem autonomia para definir quais os itinerários formativos irão ofertar, considerando um processo que envolva a participação de toda a comunidade escolar.
O novo currículo contribuirá para maior interesse dos jovens em acessar a escola e, consequentemente, para sua permanência e melhoria dos resultados da aprendizagem.
Nossa Proposta Pedagógica do Colégio USCS é centrada no desenvolvimento integral dos alunos (as) conferindo seu protagonismo. Isso significa que as práticas educativas, recursos, espaços e tempos são permanentemente avaliadas e orientadas a partir do contexto, interesses, necessidades de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes.
Reconhecemos e trabalhamos por condições de igualdade e direito a uma educação de qualidade e para promover uma educação assim, adotamos metodologias de ensino inovadoras e diversificadas, selecionadas mediante o objetivo de aprendizagem. Esse percurso metodológico contempla metodologias ativas, metodologia de projetos, além de aulas expositivas e invertidas e a adequação do uso do tempo, dos espaços e dos recursos.
A parceria com a Google for Education possibilita a oferta de ensino presencial e ensino online, favorecendo momentos de interação, colaboração e envolvimento de alunos e professores com as tecnologias digitais.
Copyright © 2025 Colégio USCS - Todos os direitos reservados